Acne depois dos 30? Entenda o que está por trás da acne da mulher adulta

Já não bastava acne na adolescência, agora ter que enfrentar de novo isso tudo? Porque a acne aparece em muitas mulheres depois dos 30?
Eu sou a Paula, dermatologista da Dedicae, e nesta matéria vou contar tudo que você precisa saber sobre a acne da mulher adulta!

Vamos juntas?

Começando pelo começo…

Você sabe o que é a acne da mulher adulta?

A acne é uma alteração inflamatória da pele que ocorre em cerca de 85% dos adolescentes! Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, a acne não é exclusividade dessa faixa etária, ela pode ocorrer também em crianças e adultos. E quando falamos de acne em adultos, as principais acometidas somos nós, mulheres. 

A acne da mulher adulta acontece em mulheres a partir dos 25 anos e tem várias particularidades. As lesões podem ocorrer em todo o rosto, mas tendem a ser mais frequentes na linha da mandíbula, queixo e pescoço. Mas em alguns casos, pode também ocorrer no colo e nas costas.  Geralmente são lesões inflamadas, que podem causar cicatrizes e manchas.

Em algumas mulheres ocorre uma piora no período pré-menstrual, na pré-menopausa, na gravidez e durante o uso de alguns métodos contraceptivos, como as injeções trimestrais, implantes e o DIU hormonal. 

“Mas Paula, porque a acne decidiu me atormentar justo agora?”

Causas da acne na mulher adulta

É uma alteração multifatorial, ou seja, diversos fatores estão relacionados à acne na mulher adulta. Alguns deles são: hereditariedade, exposição a radiação ultravioleta, obesidade, alimentação, tabagismo, estresse, uso de medicamentos e alterações hormonais. 

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre alguns deles?

Fatores alimentares: 

A obesidade e uma dieta rica em alimentos com alta carga glicêmica estão relacionados à resistência insulínica que pode levar não só ao surgimento de acne, mas também à e diversas outras alterações hormonais.  Então, é importante observar a alimentação e fazer um acompanhamento com sua médica para analisar seus hábitos alimentares.

Outro fator alimentar importante na atualidade é o consumo de suplementos alimentares ricos em aminoácidos de cadeia ramificada. Sabe o Whey Protein? Aquele mesmo, muito usado para ganho de massa muscular. Ele também está relacionado a causa ou piora de acne em algumas mulheres.

Fatores emocionais:

Nosso estado emocional sempre influencia nosso corpo, com relação a acne não é diferente. O estresse crônico é considerado fator de causa e piora dos quadros de acne!

Hábitos:

O tabagismo está relacionado ao surgimento de mais lesões do tipo comedão (os famosos cravos).

Outro fator muito frequente é o uso de cosméticos inadequados, que causam a oclusão da unidade foliculossebácea, os nossos poros. Assim, inicia-se o processo de formação da lesão de acne. 

Medicamentos:

Certos medicamentos também estão associados ao desenvolvimento da acne, como benzodiazepínicos, lítio, ciclosporina, corticóides, ramipril, isoniazida, complexos vitamínicos do tipo B e anticoncepcionais a base de progesterona. Além disso, o uso de testosterona em reposições hormonais pode intensificar o aparecimento da acne, muitas vezes desnecessários e sem acompanhamento médico adequado. 

Fator hormonal:

O fator hormonal é muito importante na acne da mulher adulta. Os andrógenos (hormônios masculinos) que produzimos nas glândulas adrenais e ovários fazem parte do metabolismo da pele. Portanto, uma sensibilidade aumentada da pele à esses hormônios é o mais comum em mulheres com acne, alterando esse metabolismo e levando ao surgimento das lesões de acne.

Nesses casos, os exames laboratoriais, os ciclos menstruais e outros fatores hormonais estão normais. Entretanto, em algumas mulheres, a acne pode ser a manifestação de doenças que causam alterações hormonais e aumento dos andrógenos. Um grande exemplo é a síndrome dos ovários policísticos. Por isso, é sempre importante ser avaliada pela sua dermatologista ou ginecologista.

“Ok, mas como posso tratar esse acne?”

Os tratamentos para acne em mulher adulta

O tratamento vai variar de acordo com a gravidade do quadro, história clínica da paciente, avaliação hormonal e diversos outros fatores a serem discutidos com a sua dermatologista. Além disso, Sua rotina e suas preferências também devem levadas em consideração. 

A acne é uma patologia que provoca não só alterações físicas como também psicológicas, capazes de trazer insegurança, inibição, depressão e ansiedade.  Portanto, é importante que a mulher com acne busque alterar seus hábitos e receba o tratamento adequado para melhorar sua qualidade de vida e auto-estima.

E conte sempre com a Dedicae! Estamos juntas nessa e em todas as fases da sua vida! 

Acompanhe nosso Instagram! Por lá posso responder as suas dúvidas! 

Conteúdo relacionado

Como funciona o diafragma?

Métodos contraceptivos que criam uma barreira para o espermatozoide são muito utilizados, principalmente a camisinha! Mas você  já ouviu falar do diafragma? Eu sou a

Veja mais