É possível evitar gravidez de forma natural? Conheça os métodos contraceptivos naturais

Conseguir evitar a gravidez de forma natural, sem pílula, DIU ou camisinha, já pensou?
Eu sou a Silvana, ginecologista da Dedicae e, hoje, vou falar sobre algo que é de interesse para diversas mulheres: métodos contraceptivos naturais!

Vamos juntas?

Começando pelo início…

O que são métodos contraceptivos?

Anticoncepção é o uso de métodos e técnicas para impedir que uma relação sexual resulte em gravidez. Tais métodos podem ser classificados de várias maneiras, mas existem dois grupos principais: métodos reversíveis e métodos definitivos.

Os reversíveis são métodos em que a gravidez é possível quando não estão sendo mais utilizados. Eles englobam os métodos: comportamentais, de barreira, dispositivos intrauterinos, hormonais e os de emergência. Já os definitivos são procedimentos cirúrgicos que inviabilizam a gravidez depois de serem realizados: como a laqueadura tubária e a vasectomia.

Como existem diversos métodos, então hoje vamos focar em métodos comportamentais!

“Como assim comportamentais?”

O que são métodos contraceptivos comportamentais?

Os métodos comportamentais também são conhecidos como métodos naturais de anticoncepção. Esses métodos são baseados no conhecimento do nosso período fértil. Uma vez que se identifica quando esse momento acontece, o casal, para evitar a gravidez, deve se abster de relações sexuais nesse o período. Isto é, na fase em que pode ocorrer a fecundação não podem ter relações sexuais ou precisam usar práticas em que o esperma não é depositado na vagina, como, por exemplo, os métodos de barreira. 

“Acho que entendi… Mas, afinal, por que devo optar por usar esses métodos?”

Vantagens dos métodos contraceptivos naturais

  • São gratuitos;
  • Não trazem malefícios;
  • Ensinam a mulher a conhecer melhor seu corpo e fertilidade;
  • Permitem aos casais seguir as normas de sua religião ou filosofia cultural;
  • Não há demora no retorno da fertilidade;
  • Não produzem efeitos colaterais e;
  • Nenhum problema médico impede o uso destes métodos.

“Mas Sil, esses métodos realmente funcionam?”

Desvantagens dos métodos contraceptivos naturais

Os métodos contraceptivos naturais não trazem proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e, em algumas situações, não têm a eficácia desejada, como em uma paciente com irregularidades no ciclo menstrual, durante o pós-parto ou amamentação. Nesses casos é recomendado o adiamento do início do uso desse método até que ocorram, no mínimo, três ciclos menstruais e eles estejam regulares novamente. 

Vamos conhecer cada um desses métodos?

A famosa tabelinha

Método de Ogino-Knaus 

Como funciona?

Ele tem como fundamento o conhecimento do seu ciclo menstrual. Um ciclo menstrual regular tem uma duração de 25 a 35 dias, sendo o padrão do ciclo de 28 dias.

Nosso ciclo menstrual possui diversas fases e o período fértil se situa em torno do momento da ovulação, que normalmente acontece de 12 a 16 dias antes da menstruação. Uma vez que entendemos quando acontece cada momento do nosso ciclo, conseguimos estabelecer o nosso período fértil. Desse modo, se não queremos engravidar, seguindo o método da tabelinha, devemos nos abster de relações sexuais nesse período.

Antes de recorrer a este método, você registra o número de dias de cada ciclo menstrual durante, pelo menos, seis meses. O primeiro dia de menstruação é sempre contado como sendo o dia 1. 


E funciona mesmo?

Esse método sofre diversas críticas: 

  • A biologia da mulher não tem comportamento matemático, então quanto mais irregular o ciclo menstrual, maior será o número de dias de abstenção! 
  • Durante o período fértil, é necessário uma disciplina rígida e uma obediência férrea à abstenção nos dias de risco (época em que, em geral, a mulher encontra-se mais atraente, com mais desejo sexual e desperta mais o erotismo masculino).  

Desse modo, a eficácia desse método é extremamente variável nas estatísticas, porém, sempre com taxas de falhas elevadas. 

Você sabia que sua temperatura corporal aumenta com a ovulução?

Método da Curva Térmica:

Como funciona?

O método da  curva térmica é baseado na observação das alterações da temperatura corporal ao longo do ciclo menstrual. Após a ovulação, a temperatura basal aumenta entre 0,3 e 0,8º C (devido a ação da progesterona). 

Você deve medir a temperatura oral, durante 5 minutos, pela manhã antes de comer ou fazer qualquer esforço (após repouso de no mínimo 5 horas), e anotar os resultados durante dois ou mais ciclos menstruais. Você deve realizar esse procedimento desde o primeiro dia da menstruação até o dia em que a temperatura se elevar por 3 dias consecutivos. Depois de estabelecer qual é a sua variação normal e o padrão de aumento, você poderá, por fim, usar a informação para evitar relações sexuais no período fértil. 

método curva termica



E funciona mesmo?

Uma grande desvantagem do método da temperatura é que se você tiver alguma doença, como um simples resfriado ou virose, todo o esquema se altera, tornando impossível retomar a linha basal ou saber se o aumento de temperatura é devido à ovulação ou a febre.

As secreções vaginais como guia para evitar a gravidez

Método de Billings (Muco Cervical)

Esse método consiste na observação das características do muco cervical (secreção produzida no colo do útero, aquela secreção que aparece na nossa calcinha sabe?).  Por ação hormonal, ele sofre alterações ao longo do ciclo menstrual. Para facilitar a movimentação dos espermatozoides e aumentar as chances de fecundação, o muco cervical se torna mais elástico, de consistência gelatinosa, aparência viscosa e transparente. Desse modo, quando ele se encontra com essas características, você está em seu período fértil, e é quando deve evitar relações sexuais desprotegidas. Ao longo do resto do ciclo ele se torna mais seco e espesso.

“E se eu juntar todos esses métodos?”

Método Sintotérmico

Esse método consiste em observar todos os métodos anteriores em conjunto (Método da Tabelinha, Método da Curva Térmica e Método de Billings) e permite, com maior certeza, que você determine o seu período fértil. Esse método pode estar também relacionado com os “sintomas” característicos do início da menstruação, para que você entenda melhor seu ciclo menstrual, como a dor abdominal, variações de humor e seios e abdome inchados. 

Caso você não se sinta à vontade com os três métodos anteriores, não é muito recomendado que você opte pelo sintotérmico, uma vez que o conhecimento dos anteriores é crucial para ele funcionar.

Assim como os métodos descritos, este também pode sofrer pelas suas alterações hormonais, diminuindo a sua eficácia com a ingestão de álcool, perturbações nas horas de sono, situações de ansiedade e estresse, entre outros fatores que afetam nosso equilíbrio hormonal. 

“Além da abstenção sexual quando estou no período fértil, o que posso fazer para evitar a gravidez naturalmente?”

O polêmico coito Interrompido

Esse método que gera bastante discussão consiste em remover o pênis do interior da vagina, durante a relação sexual, antes da ejaculação. Assim, impedindo que o esperma entre na vagina. 

E funciona mesmo?

Ele encontra-se longe de ser 100% eficaz, principalmente por que:

  • Os espermatozoides não são apenas liberados durante a ejaculação. Ao longo da relação sexual o pênis libera secreções que também podem conter espermatozoides viáveis, favorecendo assim a ocorrência de fecundação. 
  • Ele depende da capacidade de autocontrole do homem no momento da relação, que pode não conseguir retirar o pênis do interior da vagina antes da ejaculação. Assim, se ele não conseguir prever este momento com precisão, o coito interrompido não será eficaz.  

Como você pode ver, existem diversos métodos contraceptivos naturais. Mas vale ressaltar que cada mulher possui suas particularidades e que, muitas vezes, estes métodos não são eficientes. É necessário bastante disciplina e autoconhecimento. 

Existe um método contraceptivo para cada mulher! Caso você queira saber mais sobre métodos contraceptivos, sejam eles comportamentais ou de outro tipo, estamos aqui! Conte sempre com a Dedicae!

Acompanhe nosso Instagram! Por lá posso responder as suas dúvidas! 

Conteúdo relacionado

Como funciona o diafragma?

Métodos contraceptivos que criam uma barreira para o espermatozoide são muito utilizados, principalmente a camisinha! Mas você  já ouviu falar do diafragma? Eu sou a

Veja mais